sábado, 23 de julho de 2011

O TEMPO

O tempo é algo interessante, pois é como dizem um caminho de mão única que não possibilita o retorno. Sempre estamos avançando rumo ao futuro sem possibilidade de retroceder ao passado e mesmo parar no tempo. Caminhamos inevitavelmente rumo à velhice... à morte e a eternidade...não tem como permanecermos para sempre jovens. O tempo não se compra não se vende, ou o guarda dentro de um cofre para utilizá-lo mais tarde; se não aproveitarmos cada momento hoje o perderemos.
O Homem é responsável pela maneira como administra o seu tempo e terá que prestar contas diante de Deus do uso que fez dele, porque Deus é o dono do tempo, pois Ele subsiste no passado, presente e futuro, Ele os fez e o concedeu a humanidade.
Considerando Deus como dono absoluto do tempo, deve-se buscar seguir a orientação Bíblica quanto a utilização racional e responsável do mesmo (Ef 5.16;Cl 4.5). Diante disso devemos organizar o nosso tempo, de forma a estabelecer prioridades para usar bem cada oportunidade dada por Deus.
No livro de Êx 20. 9-10 Deus orienta seu Povo a dedicar 1/7 de seu tempo a Ele. Seguindo o exemplo de Jesus devemos tirar momentos para estarmos a sóis com Ele (Mc 1.35). Precisamos compartilhar parte do nosso tempo com outras pessoas: cônjuge, filhos, pais, irmãos, irmãos na fé e amigos (I Tm 5.8). Não podemos esquecer-nos de reservar um tempo para nosso descanso, lazer e meditação.
Se assim agirmos, seremos bons administradores do tempo concedido por Deus e estaremos O agradando.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Victorino Silva Consequências

Mudando a Personalidade

Deus sempre requereu a santidade de seu Povo, Israel foi escolhido para ser a Nação Santa, a Igreja de Jesus Cristo é chamada a santidade ( I Pe 1.15), pois somos o Israel de Deus ( I Pe 2. 9). A Santificação produz em nós uma mudança de personalidade e caráter, que envolve todo o nosso espírito, alma e corpo (I Ts 5.23).
A nossa personalidade que é constituída pelo nosso intelecto, vontade e emoções quando santificada torna-nos cada dia, mas semelhantes a Cristo (II Co 3.18; Fp 3.8-10).
O intelecto que nos capacita a pensar, entender, relembrar ou imaginar precisa a cada dia ser exercitado para agradar a Deus até que atinja por completo o seu desenvolvimento (I Co 13.2; Cl 3.10), para isso o Cristão deve pensar no que é bom, pois os nossos pensamentos determinam o nosso caráter (Pv 23.7). Para pensarmos no que é bom se faz necessário alimentar a mente lendo ou estudando a Palavra de Deus, orando, lendo bons livros e sem dúvida buscando bons relacionamentos (Sl 1.2; I Co 15.33). Não podemos esquecer-nos de disciplinar a mente, pois ela sempre tende a nos surpreender com maus pensamentos. Quando isso acontecer o Cristão precisa pensar imediatamente em algo bom (Fp 4.8) ou repreende-los usando a Palavra de Deus assim como Jesus o fez (Lc 4.3-9).
A Vontade que também é parte da personalidade, pois dela partem os nossos desejos e decisões têm que estar submissa à vontade de Deus, pois somos seus servos, e como servos devemos agradar o nosso senhor em tudo, principalmente evitando toda forma de mal e escolhendo sempre o que é certo, porque somos produtos de nossas decisões, embora Deus queira que escolhamos o que é certo (Dt 30. 19).
Deus dotou o ser humano da natureza emocional, e deseja que a use para adorá-Lo, para expressar o nosso amor a Ele (I Jo 4.19). Elas também são responsáveis pelo nosso crescimento espiritual, pois evidencia o amor que é sem duvida a expressão de nossas emoções e dele depende todo o fruto do espírito (Gl 5. 22-23).
Sejamos pois a cada dia mais semelhantes a Cristo.

Victorino Silva És

segunda-feira, 18 de julho de 2011

QUEM É O VERDADEIRO DONO!

Constantemente deparamos com pessoas dizendo, isso aqui é meu, isso é patrimônio do Estado, da Humanidade...mas a melhor definição de propriedade é do rei Davi que diz: Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. (Sl 24.1). O Conceito bíblico de propriedade enfatiza que tem status de dono “aquele que possui alguma coisa sem ter recebido isso de alguém “, então tanto o Homem na sua individualidade ou na coletidade não podem conciderar-se dono de algo, pois tudo o que tem posse teve inicio na criação (Gn 1.1), portanto Deus é sem dúvida, o dono absoluto de tudo que existe, inclusive das nossas vidas.