quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Aprendendo com Gideão!

Texto Jz 6. 11-16
“Então o anjo do SENHOR veio, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas” (Jz 6.11). Deus valoriza o esforço do Homem, pois agradou-se da atitude de Gideão em malhar trigo no lagar, uma vez que na época da colheita os inimigos de seu Povo os atacavam levando toda a colheita do ano deixando Israel sem mantimento. Moer trigo no lagar foi a estratégia que Gideão usou para preservar a sua família e todo Israel da fome. O Senhor considera muito o nosso esforço de fugir do pecado, o nosso esforço para vivermos uma vida de santidade diante dEle e o servimos na sua obra. Aprendemos ainda, que mesmo nos momentos de crises, precisamos continuar confiando e crendo que o Senhor sempre está conosco.
“Então o anjo do SENHOR lhe apareceu, e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valoroso” (Jz 6:12) por esse versículo compreendemos que Deus não nos vê como nos vemos. Gideão se considerava fraco e covarde mas Deus o chama de “ Homem Valoroso” . Você pode considerar-se fraco, mas o Senhor te vê como vencedor, ou talvez você se sinta sem valor, mas Ele o vê como a menina dos seus olhos.
Quando Gideão disse “Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai (Jz 6.15), estava considerando-se incapaz de liderar o seu povo na luta contra os seus inimigos, mas o Senhor já o via como um grande herói. Se você sentir incapaz de realizar algo para Deus, saiba que Deus não importa com a nossa classe social ou mesmo a nossa formação acadêmica o que Ele valoriza é a intenção do nosso coração, a capacitação é dEle , pois trabalha nas limitações humanas.
“Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como se fossem um só homem” (Jz 6.16) essa promessa feita a Gideão é também para nós a Igreja de Jesus Cristo, Ele prometeu estar conosco em todas as batalhas sejam elas no campo espiritual ou material.

sábado, 24 de setembro de 2011

ALGUNS SIMBOLOS DO ESPIRITO SANTO

1 - OS DIVERSOS SIMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO
Os símbolos falam das diversidades de operações, do Espírito Santo sem afetar a sua unicidade e a sua imutabilidade. De fato eles representam as características da natureza do Espírito Santo, são modos especiais para compreendermos as suas operações representadas por coisas do mundo físico. Nada seria facilmente entendido se não pela linguagem humana, por isso a Bíblia é cheia de símbolos para esta verdade espiritual. Deus em sua infinita soberania adotou a linguagem dos símbolos para que por intermédio dele pudesse comunicar-se conosco de maneira compreensível.


2 - A POMBA QUE TIPIFICA AS AÇÕES DO ESPÍRITO SANTO
Movimento, Vida, Simplicidade, Mansidão, Pureza, Paz, Sensibilidade e é um ser Sociável.

1. Movimento
No princípio movia sobre as águas (Gn 1.2) – O Espírito Santo se move no seio da igreja para dinamizar a vida dos cristãos.
2. VIDA
Noé enviou uma pomba que ao regressar a arca trouxe no bico uma folha de oliveira(Gn 8.6-12). A pomba é o símbolo da vida, por isso retornou a arca (Rm 8.2-11).
3. SIMPLICIDADE
Jesus disse: sede prudente como a serpente e simples como a pomba (Mt 10.16), isso fala da pureza da mente, sem malícia do mundo o Espírito Santo inspira a simplicidade nos cristãos (II Co 11.3).
4. MANSIDÃO
O Espírito Santo é manso, abriga em corações puros, Ele não reside onde existe tumulto e violência porque é eterno e gracioso.
5. PUREZA
Como a pomba regressou a Noé porque não encontrou lugar limpo para pousar, assim é o Espírita o Santo, Ele é sensível e não habita onde há impureza (Gn 8.8).
6. PAZ
Onde o Espírito Santo esta existe quietude, sua presença em nós produz tranqüilidade do perdão do pecado (Jo 14.27 e Sl 4.8)
7. SENSIBILIDADE
A pomba é uma ave sensível, ela foge ao perceber o perigo. Da mesma forma quando se peca contra o Espírito Santo, Ele se entristece e se afasta do crente. O Espírito Santo não convive com o pecado. (I Ts 5.19 e Sl 51.11)
8. SOCIALVEL
Vive em Grupo.


3 - VENTO
O vento não pode ser dirigido mas podemos tirar proveito de sua força.
separa a palha do grão (Sl 1.4), movimenta e espalha a semente (Gn 1.2), limpa as árvores, da vida aos pulmões (Ez 37.8-10 e Sl 23.3), é misterioso (Jo 3.8).







4 – O FOGO
O fogo alastra com facilidade, Ilumina (Sl 78.14) e dá conhecimento (Jo 8.12), aquece todos os corpos vivos (Ap 3.16; Sl 45.1 e Rm 12.11), purifica a impureza (Is 6.7-8; Lv 10 e At 5) e por fim atrai as pessoas.


5 - ÁGUA
Limpa a sujeira (Hb 10.22), une o pó (Sl 133.1 Jo 17.1), faz brotar (II Pe 3.18) e produz frutas viçosas(Sl 92 1-14).


6 - ÓLEO
Óleo conserva, macia e suaviliza (Sl 133.1), isola (Sl 92.10; I Jo 2.20).






7- SOM
Anuncia que esta na hora, desperta e convoca.