quinta-feira, 21 de julho de 2011

Mudando a Personalidade

Deus sempre requereu a santidade de seu Povo, Israel foi escolhido para ser a Nação Santa, a Igreja de Jesus Cristo é chamada a santidade ( I Pe 1.15), pois somos o Israel de Deus ( I Pe 2. 9). A Santificação produz em nós uma mudança de personalidade e caráter, que envolve todo o nosso espírito, alma e corpo (I Ts 5.23).
A nossa personalidade que é constituída pelo nosso intelecto, vontade e emoções quando santificada torna-nos cada dia, mas semelhantes a Cristo (II Co 3.18; Fp 3.8-10).
O intelecto que nos capacita a pensar, entender, relembrar ou imaginar precisa a cada dia ser exercitado para agradar a Deus até que atinja por completo o seu desenvolvimento (I Co 13.2; Cl 3.10), para isso o Cristão deve pensar no que é bom, pois os nossos pensamentos determinam o nosso caráter (Pv 23.7). Para pensarmos no que é bom se faz necessário alimentar a mente lendo ou estudando a Palavra de Deus, orando, lendo bons livros e sem dúvida buscando bons relacionamentos (Sl 1.2; I Co 15.33). Não podemos esquecer-nos de disciplinar a mente, pois ela sempre tende a nos surpreender com maus pensamentos. Quando isso acontecer o Cristão precisa pensar imediatamente em algo bom (Fp 4.8) ou repreende-los usando a Palavra de Deus assim como Jesus o fez (Lc 4.3-9).
A Vontade que também é parte da personalidade, pois dela partem os nossos desejos e decisões têm que estar submissa à vontade de Deus, pois somos seus servos, e como servos devemos agradar o nosso senhor em tudo, principalmente evitando toda forma de mal e escolhendo sempre o que é certo, porque somos produtos de nossas decisões, embora Deus queira que escolhamos o que é certo (Dt 30. 19).
Deus dotou o ser humano da natureza emocional, e deseja que a use para adorá-Lo, para expressar o nosso amor a Ele (I Jo 4.19). Elas também são responsáveis pelo nosso crescimento espiritual, pois evidencia o amor que é sem duvida a expressão de nossas emoções e dele depende todo o fruto do espírito (Gl 5. 22-23).
Sejamos pois a cada dia mais semelhantes a Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário