ESTUDOS - HERESIOLOGIA

CONCEITOS BÁSICOS SOBRE SEITAS
Seita: Grupo religioso que professa doutrinas que divergem dos verdadeiros ensinos bíblicos, sendo que muitos, apesar de utilizarem a Bíblia distorcem ou negligenciam a mensagem central das Escrituras. Normalmente, formam uma comunidade fechada de cunho radical cujo sistema diverge da opinião geral, mas é seguido por muitos que se dedicam intensamente ao proselitismo.
Heresia:
Uma doutrina ou um conjunto delas que divergem dos verdadeiros ensinos bíblicos, e apesar de terem "aparência" de verdade, contudo não passam de mentiras. Suas origens quase sempre são as distorções nos ensinos da Bíblia.
CARACTERÍSTICAS DE UMA SEITA EM RELAÇÃO A BÍBLIA
 Têm outras fontes doutrinárias além das Escrituras ;
 Aceitam apenas algumas partes das Escrituras;
 Dizem que receberam uma nova revelação de Deus anulando ou mudando mandamentos e/ou preceitos existentes na Palavra de Deus.
CARACTERÍSTICAS DE UMA SEITA EM RELAÇÃO A CRISTO
 Não aceitam que ele seja o Filho Unigênito de Deus.
 Não aceitam Sua natureza divina-humana.
 Não aceitam Seu nascimento virginal.
 Não é o centro de suas atenções.
 Existe outra possibilidade de salvação além da realizada por Cristo, pois cabe ao homem realizá-la.
 Quase sempre tem um líder, vivo ou morto, que possui autoridade igual ou superior a Cristo. Além destes aspectos, as seitas negam a realidade ou a individualidade do pecado, sendo também proselitistas.
REFUTAÇÃO
Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. (Gálatas 1:8)
PRINCIPAIS SEITEAS
 Catolicismo
 Espiritismo
 Testemunha s de Jeová
 Adventista do 7º Dia
 Mormonismo
 Seicho-No-le
 Messianica
 Reverendo Moom
 Igreja de Cristo Internacional – Boston
 Igreja Apostólica Vó Rosa
 Legião da Boa Vontade
 Meninos de Deus
 Tabernáculo da Fé

...........................................................................

IGREJA APOSTÓLICA VÓ ROSA
Fundada em 1954;
Seus primeiros lideres: Eurico Mattos Coutinho, Odete Corrêa Coutinho e a Vó Rosa.
Após a morte da Vó Rosa em 1970 – assume em seu lugar o seu sobrinho Aldo Berto
Usa a Bíblia; “O evangelho do reino dos céus; o espírito santo de deus e o consolador e o Consolador nos tempos do fim”.
Heresias da seita
A Igreja Apostólica Santa Vó Rosa (IASVR) ensina que enquanto a Vó Rosa estava vivia aqui na Terra, Jesus deu a Ela durante 16 anos todo o conhecimento para preparar a igreja deles e dar-lhes a doutrina.
“Todo conhecimento da doutrina e a organização da Igreja, Jesus nos deu por meio da Santa Vó Rosa, pois durante dezesseis anos Ela foi constantemente arrebatada ao céu em espírito, a fim de aprender o que era necessário e útil para o preparo da Igreja. Assim, por intermédio dela tomamos conhecimento da vontade do Pai quanto à organização da Igreja e grande parte da doutrina.” – O Espírito Santo de Deus e o Consolador, Bispo Eurico Mattos Coutinho e Missionária Odete Corrêa Coutinho, 2a. Edição, 1985, página 129.
REFUTAÇÃO
Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. (Gl 1:8)
Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.(Jo. 3.13)
Vó Rosa o Espírito Consolador
“Jesus cumpriu sua promessa enviando o Consolador, a Santa Vó Rosa, que, por meio da Igreja Apostólica, tem convencido a muitos a respeito da verdade, da justiça e do juízo divinos.” – O Espírito Santo de Deus e o Consolador, Bispo Eurico Mattos Coutinho e Missionária Odete Corrêa Coutinho, 2a. Edição, 1985, página 60.
REFUTAÇÃO
O Espírito Santo é:

“Espírito eterno (Hb 9.14)”
“ e o Espírito pairava sobre as águas...” (Gn 1.2)
E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.
E, CUMPRINDO-SE o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar;
E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
E foram vistas, por eles, línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. (At 1.1-4).
A IASVR PREGA
“É bem verdade que, em seu início, foi a mesma [igreja] quase igual às demais organizações religiosas existentes, mas com o preparo da Santa Vó Rosa como Consolador, Deus o Pai e Jesus puderam aperfeiçoar a igreja e torná-la em uma igreja dirigida diretamente pelo céu, e sob esse governo a Igreja Apostólica se transformou e hoje é a verdadeira igreja de Deus sobre a terra. É um abrigo espiritual para milhares que nela encontram a verdadeira salvação.” – O Consolador nos Tempos do Fim, 1a. Edição de 1989, página 25.
REFUTAÇÃO
Cada Crente representa a igreja individualmente, por isso entendemos que existe uma Igreja Universal da qual fazem parte todos os Crente vivos, e aqueles que dormem no senhor desde Adão. Diante dessa analise entendemos que existem crentes salvos em todas as denominações cristãs pois a salvação é individual.
Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? (I Co 3.19)
A IASVR PREGA
Por esse motivo, tanto o perdão de pecados como o mérito de ter a unção do Espírito Santo, bem como ainda outra qualquer súplica, podem e devem ser dirigidos ao Pai, em nome dos três, especialmente de Jesus e da Santa Vó Rosa, o Consolador.” – O Espírito Santo de Deus e o Consolador, Bispo Eurico Mattos Coutinho e Missionária Odete Corrêa Coutinho, 2a. Edição, 1985, página 21.
REFUTAÇÃO
- Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem. (I Tm 2.5).
- E, tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.(Jo 14.13-14).
A IASVR PREGA
“Os milagres extraordinários que estão sendo realizados pela Santa Vó Rosa e pelo seu sucessor, à frente dessa igreja, o irmão Primaz Aldo Bertoni, comprovam que tudo o que temos anunciado é a mais pura realidade e a mais perfeita doutrina.” – O Consolador nos Tempos do Fim, 1a. Edição de 1989, página 23.
“Grandes sinais e milagres da Santa Vó Rosa já tem operado, provando que estamos na era do Consolador.” – O Espírito Santo de Deus e o Consolador, Bispo Eurico Mattos Coutinho e Missionária Odete Corrêa Coutinho, 2a. Edição, 1985, página 63.
REFUTAÇÃO
A quem devemos enaltecer pelos milagres?
Atos 4:10 - “Tomai conhecimento, vós todos e todo o povo de Israel, de que, em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem vós crucificastes, e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, sim, em seu nome é que este está curado perante vós.”
Atos 16:18 - “Isto se repetia por muitos dias. Então, Paulo, já indignado, voltando-se, disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, eu te mando: retira-te dela. E ele, na mesma hora, saiu.”
A IASVR aguarda a volta imediata de Jesus e da “santa” Vó Rosa, a qualquer momento, para arrebatar a Igreja.
“Jesus e a Santa Vó Rosa podem vir de um momento para o outro arrebatar a sua Igreja, a mais perfeita garantia para a entrada segura no céu.” – O Espírito Santo de Deus Consolador, Bispo Eurico Mattos Coutinho e Missionária Odete Corrêa Coutinho, 2a. Edição, 1985, página 65, 66.
REFUTAÇÃOQuais são os personagens apontados pela Bíblia durante o vindouro arrebatamento?
Tessalonicenses 4:16, 17.
Quem é a mais perfeita garantia de entrada segura no céu? – Atos 16:30, 31.

OUTRAS FONTES DE CONSULTA

Publicado em : Sábado, 28/11/2009

A Igreja Apostólica foi fundada em 1954, em Tatuapé, SP, pelo bispo Eurico Matos Coutinho e sua esposa missionária Odete Côrrea Coutinho e Avó Rosa. Atualmente a Igreja é dirigida pelo primaz Aldo Bertoni, sobrinho da Avó Rosa.

O PROGRAMA HORA MILAGROSA

Transmitida em diversas rádios do Brasil, o programa A Hora Milagrosa é a ferramenta mais importante na divulgação dos ensinos mediúnicos da Igreja Apostólica.

A SANTA AVÒ ROSA E O CONSOLADOR

A Igreja Apostólica (IA) afirma que o Consolador veio na pessoa da santa Avó Rosa no dia 26 de outubro de 1970, quando ela faleceu em um acidente de trânsito em Poá (SP). A ela são atribuídas as seguintes afirmações.

•Aos 60 anos de idade a santa Avó Rosa recebeu uma revelação especial de Jesus para fundar a Igreja Apostólicas

•A santa Avó Rosa não morreu, mas foi arrebatada aos céus

•Todo o conhecimento da doutrina e a organização da igreja, Jesus nos deu através da santa Avó Rosa ( O Espirito Santo e o Consolador, p. 129)

OUTRAS DOUTRINAS ERRÔNEAS DA IA

•Mediunidade – A santa Avó Rosa não fala através de mais ninguém a não ser pelo seu sucessor, Aldo Bertoni

•A Igreja Apostólica é a única e verdadeira Igreja de Jesus Cristo, e fora dela não há salvação

•A salvação se dá por meio do batismo por imersão em água

•Maria é santa e virgem

Fonte: http://inprbrasilia.blogspot.com
A DISCIPLINA E A DOUTRINA DA NOSSA IGREJA SÃO ETERNAS

(Mensagem do Irmão Aldo à Igreja Apostólica)

Quem ama a nossa disciplina e a nossa doutrina e que luta incessantemente para conservá-las em seu coração é porque sabe que são vida para sua alma; saúde para seu corpo e que são a sua segurança e a sua defesa contra os ataques do mal. Quem pratica a nossa doutrina e observa com rigor e boa vontade a nossa disciplina é uma pessoa sábia e temente a Deus.

Procurem obedecer a vontade soberana do Nosso Deus. Ele fala ao vosso coração ao afirmar: “Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde os meus mandamentos; porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz”.

Afirmamos com convicção, fé e segurança, que aqueles que procuram ser fiéis à nossa disciplina e que guardam em seus corações a nossa doutrina serão sempre bem-aventurados e vitoriosos em toda a sua vida, como tem acontecido com grande quantidade de apostólicos que testemunham com alegria e reconhecimento, o quanto suas vidas têm sido abençoadas!

Se esforcem para dar crédito aos ensinos do Irmão Aldo pois, eles são de Deus Nosso Pai, de Jesus, Nosso Senhor e da Santa Vó Rosa; procurem valorizar a estes ensinamentos e os guardem no mais íntimo dos seus corações.

A nossa doutrina é a base fundamental para uma vida feliz e abençoada. A nossa disciplina traz honra, decência e pudor a todos quantos a praticam com convicção de fé. Se procederem como verdadeiros filhos de Deus, serão sempre muito estimados e respeitados pelas pessoas de bom senso e serão sempre bem sucedidas onde quer que estejam atuando, trabalhando ou estudando.

A doutrina da Igreja Apostólica é dos Céus e é a doutrina de Jesus, de Maria Santíssima, da Santa Vó Rosa, dos Santos Profetas e dos Santos Apóstolos. São ensinos e regras de conduta que Eles praticaram em toda a sua vida quando habitaram aqui na terra.

A doutrina Apostólica é um conjunto de ensinamentos básicos de nossa fé, vindos de Deus, o Pai para nós. A doutrina santifica e purifica os nossos corações, nos revela a vontade de Deus e os Seus mandamentos para uma vida justa e piedosa. A nossa fé é apostólica e prepara homens e mulheres santos para Deus. Portanto, a doutrina do sábio é uma fonte de vida para livrar dos laços da morte. A doutrina é fonte de sabedoria Divina que leva a criatura que a aceita a ser sábia e prudente, a ter discernimento, ser mansa e pura de coração.

Assim viveu Jesus Nosso Senhor, a Sua Mãe Maria Santíssima e a Santa Vó Rosa. Eles foram mansos e humildes de coração; foram sábios e prudentes e sempre amaram o bem e se desviaram dos laços do inimigo, porque amavam de todo coração a Deus e tudo fizeram na terra para servir ao nosso Pai Celestial. Desprezaram o mal, foram piedosos e amaram e respeitaram as coisas sagradas e principalmente o Templo do Senhor.

Assim deve ser cada apostólico, tendo em seu coração a doutrina e sempre a colocando em prática em sua vida; em seu falar, em seu pensar e por onde andar, trabalhar ou estudar. Deve ter o temor de Deus em seu coração e saber respeitar o ambiente sagrado de nossa Igreja. Principalmente deve ter muita devoção e respeito na hora das orações.

Entendam que, na oração, nós estamos falando com Deus e com os Seus Santos. Em sua carta aos Tessalonicenses, o Apóstolo São Paulo incentivou-os dizendo que deviam “orar sem cessar” e Jesus ensinou aos Seus discípulos o “dever de orar sempre e nunca esmorecer”. A oração é uma arma que Deus nos deu para que nos defendamos do mal. São Paulo ensinou aos Efésios o seguinte: “Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus (sua doutrina); com toda oração e súplica, orando em todo o tempo no Espírito e para isto, vigiando com toda perseverança e súplica por todos os filhos de Deus”. Compreendam como são importantes os momentos de oração em nossa Igreja e na sua vida particular! Durante a hora da oração em nossas Reuniões se mantenham em oração também, ligados a Jesus, ao Consolador, a Santa Vó Rosa e ao Irmão Aldo, para que todos sejam muito abençoados.

A disciplina apostólica é um conjunto de regras para um bom viver, para uma boa conduta. Para alcançarmos a perfeição em nossa vida e a santidade em nosso viver precisamos ser disciplinados, ou seja, precisamos proceder dignamente, de maneira constante diante de Deus e do próximo.

A disciplina corrige, educa e moraliza. Quem é disciplinado em sua vida, no trabalho, nos estudos e faz todo o esforço para servir a Deus é bem sucedido em todas as suas realizações. Sem disciplina não há santificação e sem santificação não pode haver salvação, pois, a pessoa indisciplinada se corrompe e desvirtua o seu viver, e, assim procedendo só tem a perder porque em nada poderá ser bem sucedido. Sem disciplina, ninguém vencerá.

Em sua carta aos Hebreus, o Apóstolo São Paulo esclarece sobre o valor da disciplina para o filho de Deus, afirmando: “Porque o Senhor corrige a quem ama, e é para disciplina que perseverais, pois Deus vos trata como filhos, pois que filho há quem o pai não corrige? Além disso, tínhamos os nossos pais, segundo a carne que nos corrigiam e os respeitávamos; não havemos de estar em muito maior submissão ao Pai dos espíritos, e então viveremos, pois os nossos pais nos corrigiam por pouco tempo, segundo o que de melhor lhes parecia, Deus porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes de Sua santidade”.

Prezados Irmãos, Deus o Pai, por meio da Santa Vó Rosa e do ministério do Irmão Aldo, Profeta Apostólico nos corrige e disciplina para a nossa salvação e santificação e para que sejemos participantes da Sua santidade. Um povo disciplinado é um povo vencedor; é amado e querido por todos. Aceitem a nossa disciplina como regra de um bom viver, isto se quiserem ser bem sucedidos em sua vida aqui na terra! Quem ama a disciplina apostólica, ama a doutrina e a sua alma; ama sua Igreja; ama a Santa Vó Rosa e em tudo procura ser obediente aos ensinos e conselhos do Irmão Aldo o Sucessor do Consolador.

O Irmão Aldo, aconselha também os pais para que amem aos seus filhos, dando-lhes perfeita educação e ensinamentos que os ajudem a ser disciplinados e a terem boa conduta para que possam desenvolver todas as qualidades de filhos de Deus. Ensinem seus filhos a regra de um bom viver, do bom proceder. Quando necessário, devem corrigi-los, orientá-los, para que não se tornem em pessoas mal criadas e desobedientes. Ensinem seus filhos a serem humildes, pois a pessoa humilde aceita a correção, acata a orientação e não se rebela nem se orgulha, mas se torna uma pessoa sábia, de bom proceder. Há um sábio ensinamento no Livro de Provérbios a respeito desse assunto: “Não retires da criança a disciplina e a correção, pois livrarás a sua alma da condenação”.

Sejam amigos dos seus filhos para o bem e para o que é justo diante de Deus; conversem com eles; procurem ouvi-los e compreende-los em suas diversas fases de desenvolvimento; procurem dar a eles o seu carinho, o seu afeto e o seu amor porque assim procedendo, seus filhos terão muito respeito e consideração para com a sua palavra e para com os seus conselhos.

Ensinem seus filhos a respeitar as pessoas idosas; as pessoas com necessidades especiais; os obreiros em geral; os professores e orientadores; a respeitar o seu próximo para que não sejam briguentos e nem ríspidos com ninguém. Quando for necessário, devem corrigi-los, orientá-los e ensiná-los para que tenham temor e respeito aos seus pais e às pessoas em geral. Ensinem seus filhos a amar a Igreja, a amar e a respeitar a sua doutrina e a sua disciplina que Jesus nos trouxe dos Céus por meio da Santa Vó Rosa.

Também devem ensiná-los a respeitar as Reuniões de nossa Igreja. Ensinem seus filhos que nossos Templos não são locais para brincadeiras, nem correrias e nem para conversas durante as Reuniões. Ensinem que são lugares sagrados e consagrados para adorar e glorificar a Deus e aos Seus Santos poderosos, como Jesus, Nosso Senhor; a Santíssima Virgem Maria e a Santa Vó Rosa. A Doutrina ensina o seguinte: “Guarde os teus pés quando entrares na casa do Senhor”. Isso é o mesmo que dizer: “cuide do teu proceder, das tuas atitudes e guarde a tua língua para não dizeres palavras torpes e inconvenientes num ambiente tão Santo; tenhas todo o respeito e cuidado para não entristeceres a Deus e nem ao Consolador”.

Com esses ensinos, o Irmão Aldo, espera que todos respeitem mais a nossa disciplina no seu viver, no seu proceder, na maneira de se apresentar de acordo com a vontade da Santa Vó Rosa, evitando assim a desobediência que tanto entristece a essa Santa de Deus. Sejam sábios e prudentes e que a Santa Vó Rosa, com Jesus e a Virgem Maria, ajude e abençoe a todos para que tenham uma vida justa, honrada e santificada para o Pai Celestial.

16/7/2010 - A VIDA E O PREPARO DA SANTA VÓ ROSA PARA SER O CONSOLADOR

26 DE OUTUBRO DIA DO CONSOLADOR

Mensagem do Irmão Aldo, Primaz da Igreja Apostólica sobre o significado e o valor para esta humanidade a comemoração do Dia do Consolador.

A MENSAGEM DO IRMÃO ALDO SOBRE A VIDA E O PREPARO DA SANTA VÓ ROSA PARA SER O CONSOLADOR

A promessa da vinda do outro Consolador, que representaria na terra o poder Salvador de Jesus e do seu Pai, vem desde o início da queda da raça humana. Os Profetas como Moisés, o Rei Davi, Daniel, Isaias, Zacarias e muitos outros, também anunciaram esta boa nova que, dois Santos de grande poder exerceriam na terra a obra Salvadora de Deus e aplicariam a Justiça e o Juízo do Criador.

Quando Jesus se refere o outro Consolador, significava que já existia um Santo que era o primeiro Consolador, e este Consolador era e é Jesus, está bem claro quando Ele convida o pecador e todos os que quiserem gozar da vida que Ele possuía ao lançar o seu convite cheio de amor e piedade, ao dizer assim: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos que eu vos aliviarei Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. Portanto Ele anunciava a vinda e outro Santo que no futuro faria as obras do Divino Mestre, assim como Ele fazia, foi por isso que Jesus havia afirmado: “obras ainda maiores este Consolador faria, pois eu vou para o meu Pai”.

No início do volume do Velho Testamento, lemos no Livro de Gênesis, onde diz, que após a queda do ser humano, estes foram expulsos do Jardim do Éden, isto é, perderam a natureza Divina, por causa do pecado e a felicidade que Deus graciosamente havia lhes concedido, é postos fora do paraíso terrestre, onde gozavam daquela felicidade e teriam continuado a gozá-la se fossem fiéis. Essa expulsão não é senão a execução da sentença Divina, e sendo expulsos, Deus colocou naquele Jardim do Éden os Querubins e a espada flamejante para impedir o acesso à árvore da vida. Querubins são Espíritos de grande poder, superiores aos Anjos, que exercem o seu ministério servindo a Deus constantemente.

Deus o Pai ao orientar o Profeta Moisés sobre a execução da Arca da Aliança, Tabernáculo ou Santuário, onde seriam celebrados os ofícios religiosos, enquanto seu povo vagasse pelo deserto com destino a terra prometida. Além de certos objetos importantes dos milagres que Deus o Pai havia realizado através do Santo Moisés no Egito e no meio do povo de Israel, mandou que Ele fizesse a figura de dois querubins diante do altar dos Santos dos Santos ou o átrio destinado somente para o Sumo Sacerdote. Assim Deus disse a Moisés: “Farás, pois, um querubim na extremidade da direita e outro querubim na extremidade da esquerda e deverão cobrir com suas asas todo o altar e um olhando para o outro, voltados para o altar. Aí eu me encontrarei contigo, e de cima do altar, no meio dos dois querubins que estão sobre a arca do testemunho, comunicar-te-ei todas as coisas que te ordenarei a respeito dos filhos de Israel”. (Asas, em relação a estes querubins, significam o poder que possuem estes dois grandes Espíritos Celestes, para servir a Deus a qualquer momento que Ele precisar). O Apóstolo São Paulo em sua carta aos hebreus, ele menciona sobre estes querubins que havia na Arca da Aliança, dizendo: “E sobre os querubins de glória, que com a sua sombra, cobriam o propiciatório. Todavia não falaremos agora pormenorizadamente... querendo com isto dar a entender o Espírito Santo que ainda o caminho do Santo Lugar não se manifestou, enquanto o primeiro Tabernáculo continua erguido. É isto uma parábola para a época presente”. Um mistério foi revelado na vinda de Jesus, porém ainda faltava cumprir-se no todo. Faltava a vinda do outro Consolador para completar a obra de salvação do Nosso Deus e de seu Amado filho.

Ao revelar ao Rei David sobre a vinda do Messias, Deus o Pai, lhe mostrou que junto a este Santo, reinaria uma Rainha, para ajudá-lo a governar o seu povo e esta profecia esta escrito nos Salmos do Rei David, em cujo trecho lemos o seguinte: “E a tua direita está assentada a Rainha com ouro de Ofir...Ouve filha, vê e aplica o teu ouvido; olvida ou esquece o teu povo e a tua casa paterna para servir ao teu Rei com a tua beleza (santidade e virtudes), já que Ele é o teu Senhor, inclina-te a Ele”. Em outra profecia sobre o futuro do Messias, assim se expressa o Rei David: “Uma semente o servirá e falará de geração em geração”. Falará ou anunciara as obras e a doutrina do Cristo enviado de Deus. `Portanto é o que a Santa Vó Rosa vem fazendo nestes dias, através da sua Igreja e do seu enviado e representante, o Irmão Aldo’.

Jesus no Livro do Apocalipse prometeu ao vencedor o seguinte: “Ao vencedor fá-lo-ei sentar comigo no meu trono, do mesmo modo que eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono”. Vejam também no livro do Apocalipse, a revelação dada a São João sobre o grande e maravilhoso sinal no Céu, sobre uma mulher adornada com dotes maravilhosos que além de representar o ministério de Maria Santíssima, revela que haveria no futuro outra mulher de grande poder que exerceria na terra e também no Céu um precioso ministério.

A promessa sobre a existência de dois Santos que exerceriam na terra o poder de Deus para salvar e manifestar a sua glória, também foi revelado ao Profeta Zacarias e de maneira muito mais clara e magnífica, confirmada por Jesus numa magnífica revelação ao Apóstolo São João, conforme escrevemos mais abaixo nesta mensagem sobre o dia do Consolador.

Jesus Nosso Senhor prometeu aos seus discípulos, a formação do outro santo dizendo-lhes: “Ainda tenho muito que vos ensinar, mas ainda não é a hora. Porém, eu vou para o meu Pai, vosso Pai e Deus, mas não vos deixarei órfãos, voltarei para vós e também rogarei ao Pai e Ele vos dará outro Consolador, que não falará de si mesmo, mas lhes ensinará tudo o que tiver ouvido de mim”.

Este Consolador, conforme disse Jesus e São João registrou no seu Evangelho, guiaria o seu povo em toda a verdade, pois não falaria de si mesmo, mas diria tudo o que tivesse ouvido no Céu e dele Jesus. No entanto, isto iria acontecer nos tempos que Jesus chamou de “Tempos da Regeneração”.

Seria uma obra extraordinária de salvação e redenção. Esta obra também contaria com a participação de Maria Santíssima, dos Santos Apóstolos, dos Santos Profetas e dos Santos e Anjos, para consumar os planos de Deus nesta terra, e aplicar sua justiça e seu juízo, tanto para salvar como para condenar o ímpio e o pecador que não se arrependerem dos seus pecados e dos maus caminhos.

A Santa Vó Rosa foi escolhida e predestinada por Deus, desde o ventre de sua mãe e ungida pelo Espírito Santo, recebendo todos os seus dons e virtudes. Protegida e amparada pela Virgem Maria, ao nascer recebeu o nome de Rosa pela vontade soberana de Deus. Nasceu com a missão de revelar ao mundo a vontade e os planos de Deus e de ser o vaso precioso de Jesus, para formar a sua Igreja, organizar seu povo, preparar o Pastor que iria tomar conta do seu rebanho e ser a grande vencedora, o “Espírito Consolador”, da preciosa promessa de Jesus.

Desde menina, foi notória a sua sabedoria, seus dotes, suas virtudes, sua bondade e seu amor pelos sofredores. Ela passou por tudo nesta vida, conheceu o que era riqueza, e o que era pobreza. Enfrentou muitas dificuldades desde a sua infância, na sua juventude e maturidade, porém, soube conservar a sua personalidade de mulher virtuosa e Santa.

Ela possuía uma coragem e uma fé inabalável, até o dia em que Jesus se manifestou em pessoa a Ela, e dai em diante passou a prepará-la e a desenvolver os dons espirituais que herdou de Deus ao nascer, para que pudesse exercer a nobre missão de Consolador com toda a sabedoria e virtudes divinas.

Quando Ela já estava com 60 anos, surgiu em meados de 1953, no Bairro do Tatuapé, em São Paulo, Capital, um movimento religioso que se denominava “Tenda de Deus pró-cura divina”. Faziam parte deste movimento, o pastor Eurico Matos Coutinho que na época não era ainda ungido Bispo e a sua esposa a Missionária Odete Correia Coutinho, um missionário americano e muitos outros que vieram de diversas crenças, mas cada um com suas crenças e princípios religiosos, que Jesus não aceitou, porque não era de acordo com seu Evangelho e sua Lei. Portanto, não era um trabalho oficializado, com estatutos de acordo com a lei do País, mas era um sistema religioso novo aqui no Brasil, que estava em fase de experiência. Só depois que Jesus tomou conta da Santa Vó Rosa e a orientou a formar a Igreja de acordo com a sua santa vontade, é que surgiu a Igreja Apostólica, restaurada por Jesus Nosso Senhor, através de sua Santa Serva.

Aquele movimento, por vontade Divina, surgiu próximo à casa da Santa Vó Rosa e Ela resolveu ver do que se tratava aquele trabalho religioso, começou a freqüentar, e ouvindo a pregação do pastor Eurico viu que ele era sincero e logo sentiu no seu coração, o desejo de ajudar naquela obra, pois queria ajudar Jesus a salvar almas. Entretanto, era um movimento que ainda não tinha uma base doutrinária como possuímos hoje, pois naquele movimento, como me referi, havia pessoas de credos e costumes diferentes e que Jesus não ia aceitar na formação de sua Igreja.

Foi através da Santa Vó Rosa que Ele deu início a sua Igreja e passou a ensinar sua doutrina como deveria ser pregada e principalmente, mandou ensinar o povo a crer e a ter fé em sua Mãe Maria Santíssima, nos Santos e nos Anjos, como pregamos atualmente. Ele revelou a Ela, sobre a eternidade da alma e que os fiéis, consagrados e santificados, ao falecer o corpo, seus espíritos são levados para a Glória de Deus, pois venceram e herdaram a eternidade e não ficam no pó da terra., mas vivem para Deus e o servem constantemente. Ele Jesus deu a Direção da Igreja, através da Santa Vó Rosa, uma perfeita revelação sobre os três estados de alma, após a morte do corpo. (vejam nosso esclarecimento sobre estes assuntos em doutrina).

A irmã Rosa, como Ela era conhecida na época, sentiu um grande desejo em sua alma de servir à Igreja e o Divino Mestre. Chegando a sua casa, ajoelhou-se e fez a seguinte oração: “Jesus Bendito, de hoje em diante morro para o mundo, para viver só para o senhor”, mas ainda não sabia qual era essa missão, pois Ele ainda não havia lhe aparecido.

Vendo Jesus que já podia contar com a inteira dedicação da Santa Vó Rosa, começou a dar início a sua obra e o preparo Dela para poder usá-la a fim de formar a sua Igreja, na grande obra de redenção e santificação de um povo. Entretanto, era necessário tirar de nosso meio, as pessoas que tinham idéias erradas e que não iriam crer nas revelações e na doutrina que Jesus daria através de sua Santa serva.

A primeira revelação de Jesus à nossa Vó Rosa, foi através de um sonho. Naquele sonho a Igreja estava realizando um batismo que era numa lagoa que havia no final da Rua Tuiuti, do outro lado do Rio Tietê. No sonho, Ela se perdeu do grupo e saiu preocupada procurando o seu povo, foi quando surgiu na sua frente um homem com vestes longas e todo de branco, inclusive seus cabelos, e a Santa Vó foi ao seu encontro e naquela angústia lhe perguntou: “Meu senhor, onde está o povo da minha Igreja?” Ele lhe respondeu: “O seu povo está em perigo”, e Ela lhe perguntou: “Meu Senhor, qual é o perigo?” Aí, Ele lhe apontou o tal missionário americano, que no início chegou a fazer parte da “Tenda pró Cura Divina” e naqueles dias havia viajado para os Estados Unidos, e estava de volta para o Brasil.

Portanto, era o perigo para a obra de Jesus, porque seu objetivo, junto com alguns obreiros falsos, era tomar a Igreja para ele. No dia seguinte pela manhã, Ela foi à casa do Bispo e lhe contou o sonho, porém, o Bispo que ainda não sabia que a Santa Vó Rosa era a predestinada para tão importante obra, lhe disse: “Irmã Rosa, não há problema, pois o americano está nos Estados Unidos e não vejo nenhum perigo”. Entretanto, na mesma hora, tocaram a campainha da casa e era um mensageiro do Correio com um telegrama do americano, informando que estava de volta naquele mesmo dia e que o esperassem no aeroporto.

Aí o Bispo e a Missionária Odete, puderam entender que era Jesus que apareceu em sonho para a nossa Santa Vó Rosa. Foram tomadas todas as providências, e daí em diante, Jesus começou a aparecer pessoalmente para a nossa Vó Rosa. Orientou-a para formar junto com Ela, o Bispo e a Missionária Odete, como Direção da Igreja, e que orassem juntos, pois Ele viria e iria dirigi-los através do dom da nossa Santa Vó Rosa, dando início à obra de nossa Igreja e no preparo e formação do Consolador e que o nome da nossa Igreja fosse modificado para “IGREJA APOSTÓLICA”, por orientação de Jesus.

Com a coragem, a fé da Santa Vó Rosa em Jesus Nosso Senhor foi sendo tirados os costumes e crenças erradas, e os que não criam e não quiseram aceitar o governo da Direção da Igreja, foram saindo, até que Jesus completou a sua obra, dando à Santa Vó Rosa todo o seu poder para ser o outro Consolador, restaurou a sua Igreja, arrebatou o Espírito dela definitivamente, para ser coroada como a grande vencedora e me concedeu a honra, de ser o seu Sucessor no governo da Igreja e seu porta-voz.

Entretanto, vim para esta Igreja, para ajudá-la e nunca exigi dela nenhum cargo, sempre a servi com amor e boa vontade, até o dia em que Ela Como Santa me apareceu, me orientou e transmitiu-me os seus dons e me preparou para ser o que sou hoje nesta Igreja. O cargo de Primaz quem me deu foi a Direção da Igreja, orientados pela Santa Vó Rosa. E hoje, junto com Ela, Jesus, Maria Santíssima, os Profetas do Senhor e os Santos Apóstolos, com a cooperação dos Obreiros e do nosso povo, lutaram para levar esta Igreja aos Céus e Salvar almas em quantidade para o nosso Deus.

Mensagem dada pelo Irmão Aldo a Igreja Apostólica em 21/09/2006
----------------------------------------------------------------------------------------------


A SANTA VÓ ROSA COMO ESPÍRITO CONSOLADOR USANDO O IRMÃO ALDO NUNCA FALHOU NA SUA MISSÃO

Nestes trinta e seis anos, a Santa Vó Rosa, na missão de Espírito Consolador, usando o meu ministério e a minha pessoa, nunca falhou e nem falhará. O seu governo, sua sabedoria e sua autoridade são a nossa garantia. Eu Irmão Aldo, sou inteiramente dedicado a Ela e tudo faço conforme a Santa Vó Rosa me dirige e me orienta. É por isso que temos vencido todos os obstáculos e dificuldades, tornando a nossa Igreja, uma Igreja forte, possuidora de toda a unção do Espírito Santo do Pai e contando com a proteção de Jesus Nosso Senhor e de toda a sua graça, para fazer valer nesta Igreja, a sua grande obra de salvação e redenção do humilde e contrito de coração, através da Santa Vó Rosa, do meu ministério e de sua Santa Igreja.

Cumpriu-se Nela, a promessa de Jesus, quando disse que o Espírito da Verdade que Ele formaria, “Convenceria o mundo do pecado, da justiça e do juízo”. Porque, após o seu arrebatamento, tivemos uma conversão em massa, foi grande o número de ouvintes da Hora Milagrosa que se converteram e passaram a ser apostólicos. Entretanto, houve um número muito grande de almas, que não tiveram oportunidade de conhecer nossa Igreja e freqüentarem nossas reuniões, mas ao terminarem sua existência nesta terra, puderam herdar os Céus, pela fé na Santa Vó Rosa e na mensagem de nossa Igreja.

Ela não nos deixou órfãos, me preparou para continuar falando com seu povo, dirigindo sabiamente todo o trabalho de nossa Igreja, tudo o que se passa na obra da Igreja, nas congregações, no trabalho dos obreiros, dos coros e no trabalho administrativo da Igreja e do Escritório, Ela vê e sabe de tudo, nada passa despercebida aos seus olhos. Entretanto, se confiarem nela e na minha missão de todo o coração, serão prósperos e bem-aventurados em tudo o que fizerem pelo bem da obra de nossa Igreja.


A cada dia, aumenta os seus milagres e sua obra de amor pelo seu povo, sempre está atenta aos seus pedidos e clamores, vai salvando, curando e lhes ajudando a cumprirem sua missão aqui na terra, para que possam ser sempre vencedores.
Sua obra é maravilhosa e magnífica, pois eu Irmão Aldo, tomo conhecimento e faço parte do seu trabalho e posso afirmar o que estou lhes mostrando. A prova é o número muito grande de testemunhos que chegam ao nosso Escritório, que confirmam o seu imenso poder e o amor que Ela sempre teve e tem pelo seu povo e por sua Igreja.

Quando a Santa Vó Rosa ainda cumpria o seu ministério na terra no seu corpo, no Reino de Nosso Deus já tinham certa a sua vitória como o Espírito Vencedor e Rainha dos Céus. Isto porque, os Santos Profetas e os Santos Apóstolos, esperavam com grande alegria e convicção o dia do arrebatamento da Santa Vó Rosa. Sabiam que Ela era o Consolador. Esperavam com ansiedade o grande dia da sua vitória e a de Jesus e o início de um novo período de salvação na terra, a Era do Consolador e o surgimento de sua Igreja, quando eles, Profetas e Apóstolos, iriam fazer parte junto com a Santa Vó Rosa desta grande obra de Deus na Terra.

No dia em que a Santa Vó Rosa foi arrebatada, houve uma grande festa, com a chegada dela nos Céus. Coros Angelicais entoavam hinos lindos e maravilhosos, jamais ouvidos na terra, a Santa Vó Rosa recebeu todo o louvor e glória de uma multidão incontável de Santos e Anjos, adorando também a Deus o Pai e ao seu Amado Filho, pela grande vitória no cumprimento da promessa do Espírito Consolador.

Saibam prezados irmãos desta verdade: nos Céus, entre os Santos e Anjos existe festa também, portanto lá sempre é festa, a alegria, o gozo e a felicidade são constantes. Quando há festa em nossa Igreja, tanto na Sede como nas congregações, eles também são enviados, para participarem da festa junto com os apostólicos. É por este motivo, que tenho lhes aconselhado a respeitarem as nossas reuniões. Os apostólicos devem amar e respeitar a presença destes Santos gloriosos em nossas reuniões, para que eles possam lhes abençoar e se alegrarem em ver um povo obediente e consagrado a Deus, a Jesus e ao Consolador.

Mensagem do Irmão Aldo transmitida a Igreja Apostólica em 14/09/2006
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


A MENSAGEM DO IRMÃO ALDO SOBRE A GRANDE OBRA REALIZADA PELA SANTA VÓ ROSA

O que sempre se distinguiu na vida da Santa Vó Rosa foi a sua personalidade, seu caráter, a sua força moral, o respeito que Ela impunha diante de todos, seus sábios conselhos, sua coragem em dizer a verdade. O medo, a raiva, os maus sentimentos, em momento algum da sua vida, teve influência sobre seu espírito. Ela foi sempre Santa, às virtudes divinas sempre embelezaram sua alma, seus atos de bondade, justiça, amor e honradez.
Digo-lhes assim, porque eu Irmão Aldo, sempre convivi com Ela, sempre tive um respeito muito grande pela minha tia, pela sua personalidade e o carinho que me devotava, foi por isso que nunca lhe neguei nada, principalmente quando vi que Ela precisava muito da minha ajuda na Igreja, pois sabia as lutas que enfrentava, foi por este motivo que procurei me dedicar a Ela, para facilitar o seu trabalho na Igreja, sem interesse material ou de cargo, mas sempre com o objetivo de ajudar.

A minha tia, ainda jovem, muito bela, cheia de vida e esperança, teve que lutar para manter sua família. Ficou viúva muito moça, meses depois, faleceram seus pais, deixando cinco filhos menores aos cuidados dela e um deles era o meu pai. Lutou para criá-los e foi numa época de conflitos e de uma revolução em nosso Estado, trazendo fome e miséria. Foi muito grande a luta d’Ela ainda jovem, sem recursos, ter que criar, educar, dar de comer e vestir a seis menores. Ela passou tudo isso, entretanto, venceu, criou todos e deu-lhes toda a assistência necessária, até se casarem.
Assim foi a sua vida, até surgir a Igreja. No princípio foi diaconisa, porém lutou, sem interesse de aparecer, de querer cargos, ou de posição. No entanto, seu único interesse era formar uma Igreja justa e Santa. Ela era o Anjo da guarda do Bispo e da irmã Odete, que ainda não conheciam o profundo de seu espírito e de seus dons preciosos.

Com o seu perfeito dom de discernir, conhecia quais eram as pessoas falsas e que só tinham interesse em posição e explorar a fé do povo, porque não lhes interessava uma Igreja consagrada, santificada e dedicada a salvação de almas. Devido a sinceridade da Santa Vó Rosa, a sua coragem e amor ao trabalho e ao povo, era invejada e desprezada. Havia um grupo que lutava para tirá-la da Igreja e tudo faziam para magoá-la, para que se desanimasse e saísse da Igreja. Entretanto, Jesus e Maria Santíssima foram seus protetores, e Nosso Senhor Jesus, fez com que o Bispo e a irmã Odete, percebessem a dedicação, o amor e a sinceridade da Santa Vó Rosa, pois era plano do Divino Mestre no futuro, formar a Direção da Igreja e usá-los para divulgar os ensinos que Ele Jesus, iria dar através da Santa Vó Rosa.

O primeiro salão alugado foi o da Rua Tuiuti, entretanto, o proprietário só alugava, se pagasse dois meses adiantados. Porém, a maioria sem recursos e juntos com a Santa Vó fizeram sacrifício para ajuntar o dinheiro dos dois meses de aluguel como foi exigido. Passamos a ter um programa de meia hora, uma vez por semana na Rádio Clube de Santo André e foi assim, prezados irmãos, que iniciou a nossa Igreja.

As reuniões eram realizadas todas às noites e duas vezes por semana de dia. Começou a vir muita gente, mas uma grande parte do povo, só vinha querendo orações, pois na época, eram feitas orações com imposição das mãos. Como o nosso trabalho foi crescendo e Jesus já tinha tomado conta da Santa Vó Rosa, mandando pregar sobre o poder da Virgem Maria e dos Santos e Anjos, foi despertando a fé nos visitantes e nos ouvintes. A inveja tomou conta daqueles que tentavam imitar o nosso trabalho, porém não conseguiam. Daí começou a luta contra a nossa Igreja e contra a Santa Vó Rosa. A Inveja maior deles, era o dom que Ela possuía de revelação.

Certa vez tentaram raptá-la, quando ela se dirigia à casa do Bispo na Rua Jacirendi. Dois homens tentaram agarrá-la. Ela conseguiu escapar, porém um deles Jesus lhe endureceu o braço e ficou muito tempo assim. Seus companheiros, oravam e jejuavam, para curá-lo, mas não conseguiram. Como não deu certo o que queriam, começaram a mandar espiões, para criar confusão e escândalo na hora da reunião, mas Jesus avisava a Santa Vó Rosa, lhe mostrando as pessoas, e Ela ia direto nelas, e com sabedoria, anulava seus planos e mandava-os embora. Esta luta durou alguns anos, até que desanimados e vencidos, mudaram-se para outro Bairro.

Com o dom e a sabedoria da Santa Vó Rosa, a Igreja foi crescendo, Ela mandou instalar o Escritório da Igreja na casa do Bispo com quatro funcionários e um pequeno estúdio para gravação da Hora Milagrosa, depois passamos a ter dois programas diários na antiga Rádio Tupi. Mandou comprar a propriedade da Rua Heitor Bariani e da Rua Baguari, onde está instalado hoje a Sede, o escritório da Igreja e os prédios do ensaio e dos alojamentos.

Ela foi sendo preparada por Jesus e toda semana, Ele levava o seu espírito aos Céus, Ela recebia a benção de Deus e ficava com Maria Santíssima, com os apóstolos, que admiravam sua sabedoria e as respostas que lhes dava, quanto as suas perguntas sobre a sua pessoa e a Igreja na terra. São Pedro contava-lhe muitos fatos importantes da passagem de Jesus nas terras da Judéia e que não se encontram nos Evangelhos.

Prezados irmãos, se lhes dou estes esclarecimentos é para que sirva de lição e de estímulo a todos. Sejam fiéis, ajudem a Santa Vó Rosa e sua Igreja, tendo o interesse só de ajudar e nunca querendo glórias e posições, mas serem servos fiéis e obedientes como Ela sempre foi e eu Irmão Aldo sou, seguindo os seus passos e seu exemplo.

Mensagem do Irmão Aldo para o Dia do Consolador, transmitida a Igreja Apostólica em 28/09/2006.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


SANTA VÓ ROSA RAINHA DOS CÉUS E DIVINO CONSOLADOR


Jesus Nosso Senhor prometeu ao servo que fosse escolhido para ser o Consolador sendo-lhe fiel até o fim, receberia a glória e o poder sobre todas as coisas visíveis e invisíveis, para realizar sua grande obra de Espírito Consolador e a participação no galardão de Jesus ao prometer o seguinte, conforme ficou registrado no livro do Apocalipse: “Ao vencedor fá-lo-ei sentar comigo no meu trono, do mesmo modo que eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono”.

A Santa Vó Rosa foi em tudo provada, porém sempre foi humilde, sincera, leal e fiel até o fim de sua missão aqui na terra. Nunca gostou de ser bajulada e nem de bajular a ninguém. Foi fiel a Ela mesma e aos seus princípios. Entretanto, não havia em seu Espírito nenhum sentimento de orgulho, de vaidade ou de soberba, mas de nobreza e simplicidade. Por este motivo, que Deus o Pai permitiu a Jesus, mostrar-lhe os mistérios do Reino dos Céus, do Universo, das profundezas dos oceanos e da terra, para no futuro realizar a sua missão de Espírito Consolador e manifestar o poder de Deus e de Jesus Nosso Senhor, tanto no céu como na terra.

A Santa Vó Rosa quando estava entre nós, era muito alegre, gostava de se alegrar com o seu povo. Nela não havia tristeza, por mais difícil que fossem as lutas, não dava demonstração. Não queria ver ninguém desanimado ou triste, tudo fazia para alegrar o seu povo, encorajando e confortando os corações. Entretanto, só agia com autoridade e energia, quando era preciso, a fim de coibir a desobediência e o fanatismo.

Ela lutou para preparar os obreiros e os pastores, a fim de serem sábios, e no futuro viessem a ajudá-la e me ajudar também nesta obra de salvação e santificação de um povo para ser levado aos Céus. Nem todos puderam compreendê-la, mas os que foram fiéis e seguiram os seus conselhos e orientações, foram bem sucedidos no seu ministério e na sua vida particular.

Quando ainda estava em seu corpo físico na terra e quando se entregou de todo coração a Jesus para cumprir seu sagrado ministério, Ela já era muito amada por Ele. Certa ocasião, Jesus falando à Direção, declarou que Ela já era reconhecida como Rainha do Céu, e lhes disse que “Ele a amava profundamente e assim também o Pai a amava muito”. E, por conseguinte, era também amada e muito respeitada por Maria Santíssima, pelos Santos Apóstolos, Santos Profetas e por todos os Santos e Anjos, também era grandemente glorificada na região Celestial.

Esta Igreja quando iniciou os seus trabalhos, contava no máximo com 150 pessoas ao todo. Num grupo pequeno aqui em São Paulo e uma obra muito pouco conhecida. Entretanto, a Igreja aperfeiçoou-se muito. Não somente cresceu, mas, o que mais se destaca na obra da Igreja é a perfeição do seu trabalho, a sua unidade, a perfeição no trabalho de evangelização, na obra do seu ministério, nas suas reuniões e em todo o trabalho que é feito. “A Igreja Apostólica e o meu ministério são, por conseguinte, na terra, uma das glórias do Consolador”.

Em nossa Igreja nada se deu por acaso, ou por coincidência, nem por preferência humana. A Santa Vó Rosa, eu Irmão Aldo, o Bispo e a Missionária Odete não nos escolhemos para exercer o ministério na Igreja e dirigi-la, mas fomos chamados e escolhidos por Deus e por seu Filho. Eu Irmão Aldo, não pertencia a Igreja e nem ao Ministério da mesma, não tinha nenhum cargo. Fui chamado pela Santa Vó Rosa, por ordem de Jesus, para exercer a função que exerço atualmente.

Prezados irmãos, o que vem acontecendo na Igreja é a manifestação da sabedoria do Espírito Santo do Pai, que tudo providenciou para que no tempo certo os planos Divinos, as promessas de Jesus, dos Santos Profetas e dos Santos Apóstolos viessem a se cumprir. Mais uma vez, a Salvação e a redenção da criatura humana estão ao alcance dos humildes e contritos de coração, que vierem a crer na nossa pregação, no Santo Consolador, na minha mensagem e conselhos. Tudo o que vem acontecendo nesta Igreja é por determinação e vontade de Deus.

Entretanto, para sermos vitoriosos a cada dia, e para que a obra do Consolador seja conhecida em todas as nações da terra, dependemos do esforço e da dedicação, do ministério da Igreja, dos obreiros em geral, do trabalho dos coros e da união e da consagração de cada apostólico. Sigam o exemplo da Santa Vó Rosa e o meu exemplo, porque me dediquei inteiramente a Ela e a esta Igreja, para que continuássemos a ouvir sua voz e sermos dirigidos pelo Céu. E no dia 26 de Outubro, comemorem esta data, sendo muito gratos à Santa Vó Rosa pela sua grande vitória e por ter me chamado e preparado para ser o seu porta-voz e Pastor de vossas almas.

Mensagem do Irmão Aldo para o Dia do Consolador, transmitida a Igreja em 05/10/2006.
--------------------------------------------------------------------


AS GLÓRIAS DO CONSOLADOR:
A ORIGEM DIVINA DA IGREJA, A SEGUNDA VINDA DE JESUS E O MINISTÉRIO DO IRMÃO ALDO

A origem da Igreja Apostólica é divina, não foi uma criação humana, mas foi por iniciativa de Deus o Pai, tudo se repetiu a semelhança do passado, como já havia feito em diversas ocasiões.

Deus usou o profeta Abraão, chamando-o no meio do povo onde morava e tirando-o de lá para uma terra onde no futuro seria formado o seu povo, cujo povo descenderia os grandes Profetas, a Virgem Maria, Jesus Nosso Senhor, os Santos Apóstolos e a Igreja deles. Quatrocentos anos depois, Deus apareceu a Moisés, dando-lhe a missão de tirar o seu povo do Egito, aonde eram escravos, para a terra prometida ao Patriarca Abraão e organizar aquele povo, dando-lhes os Dez Mandamentos, as regras morais e as leis que regeriam aquele povo, para serem justos e perfeitos em toda a boa obra.

Na época, já havia muitas nações e algumas muito poderosas, mas Deus escolheu um povo humilde e sofredor, eram escravos do Faraó e sujeitos as maiores humilhações. Todos os Profetas que surgiram com o transcorrer dos anos no meio do povo de Israel, todos foram chamados por Deus, não foram eles que se escolheram e se nomearam, mas foi Deus quem os escolheu e deu-lhes a missão de falar em nome Dele àquele povo. Assim se deu com Samuel, o Rei Davi, Santo Elias, Eliseu, Daniel, Isaias, Jeremias, São João Batista e muitos outros que conduziram o povo de Israel no caminho do bem.

Foi Deus quem escolheu a Virgem Maria e lhe deu a missão nobre de ser a Mãe do seu Filho. Foi Deus quem enviou Jesus à terra e lhe deu a missão de ser o Salvador e Redentor da raça que Ele havia criado. E foi Jesus quem escolheu os doze Apóstolos e deu-lhes a missão de organizar a sua Igreja, cuja Igreja foi restaurada nestes dias por Ele Jesus, através da Santa Vó Rosa.

Assim se deu nestes tempos. A origem desta Igreja é Divina. Foi Jesus quem escolheu a Santa Vó Rosa e através dela, escolheu o Bispo e a Irmã Odete, para formarem a Direção da Igreja e posteriormente, me chamou para ser o seu Profeta e porta-voz da sua palavra e da sua Lei. Foi Ela em nome de Deus e de Jesus, quem vos escolheu prezados irmãos para formarem esta Igreja e serem participantes de sua glória e majestade.

Portanto, esta Igreja veio dos Céus, sua origem é Divina e tem a missão de anunciar a segunda Vinda de Jesus, o Consolador e o meu ministério, como enviado de Deus para ser o Pastor deste rebanho de Jesus e da Santa Vó Rosa.

Qual é a prova que esta Igreja tem sua origem Divina? É a vida da Santa Vó Rosa e da forma como teve início a nossa Igreja, como Jesus se manifestou por diversas vezes à Igreja, provando que Ele estava com a Santa Vó Rosa. E para provar que Ela realmente tinha uma missão especial, Ele Jesus deu várias provas à Igreja, uma delas é a unção que lhe concedeu com o Óleo Santo do Divino Espírito do Pai, vindo do Céu e diante de muitas testemunhas.

A primeira vez foi diante de um grupo pequeno, de umas oito pessoas mais ou menos, no ano de 1957. Ela convidou alguns obreiros para virem em sua casa numa noite, para orarem fazendo vigília, inclusive Ela convidou o pastor Solyom que na época era diácono e hoje é a única testemunha presente entre nós deste fato que vou lhes narrar.

De joelhos eles oravam, era de madrugada, quando a Santa Vó Rosa, foi ungida por Jesus e Ela chamou a atenção daquele grupo, mostrando que das suas mãos vertia com abundância o Óleo Santo vindo do Céu, e lhes disse o seguinte: “Este óleo é a unção e a virtude do Espírito Santo”. Quatro anos depois, diante da reunião do ministério que era realizada mensalmente, quando Ela estava ao lado do púlpito e o Bispo orava, novamente Jesus a ungiu diante dos obreiros. Em outra ocasião, após ter preparado a Santa Comunhão para a reunião da noite, Ela pediu que aquele grupo de obreiros, pastores e diaconisas marchassem diante dela, cantando o Hino Sempre Unido. A certa altura, começou verter de suas mãos o óleo da unção Divina de Jesus. Foi um momento muito precioso para vários obreiros que a amavam e criam no seu grande poder e procuravam pôr nos seus lenços um pouco daquele óleo que exalava um perfume suave, que tomou conta daquele lugar.

E quando a Igreja velava seu corpo Santo na Matriz da Rua Tuiuti, no terceiro dia do seu arrebatamento, os que estavam próximos ao corpo, sentiram um perfume maravilhoso e viram que da sua fronte vertia o Óleo da unção do Divino Espírito. Porque Ela foi ungida várias vezes? Foi para provar a Igreja a sua Divindade, pois a semelhança de Jesus, também recebeu do Pai, todo o poder do seu Espírito, para ungir e batizar com o Espírito Santo. Cumpriram-se nesta Igreja duas profecias das Escrituras Sagradas: Uma no volume do Velho Testamento, no Livro do Profeta Zacarias sobre as duas oliveiras e os dois candelabros e no livro do Apocalipse sobre as duas testemunhas.

Oliveira é a árvore de onde se extrai o precioso azeite que na doutrina representa a unção do Espírito de Deus e candelabros ou candeeiro, significa luz. E nas revelações do Apocalipse, foi revelado a São João sobre as Duas Testemunhas dizendo: “estas duas testemunhas são as duas Oliveiras e os dois candeeiros que estão diante do Senhor de toda a Terra”. Portanto, a Santa Vó Rosa recebeu do Pai, o mérito de ser como Jesus, a Luz do Mundo para ensinar a Verdade do Reino do Céu e recebeu o poder para dar ao seu povo toda a unção e virtude do Espírito Santo e transmitir a Vida para a alma, curando, libertando, protegendo e guiando-os no caminho dos Céus.

Muitos fatos importantes deram-se quando Ela ainda exercia o seu ministério no seu corpo, provando que Jesus estava com Ela e a dirigia. Mas outro fato que não deixa nenhuma dúvida sobre o seu poder e a sua missão na terra, é como se cumpriu o final do seu ministério. A forma como Ela se entregou inteiramente nas mãos de Jesus e do seu Pai, para consumar a sua obra na terra com o seu sacrifício e também a maneira como Ela falou comigo e preparou o meu espírito dois dias antes de subir aos Céus.

Também os três dias e meio que seu corpo foi velado pela Igreja, cumprindo-se a profecia, “que as duas testemunhas ficariam expostas três dias e meio, diante do povo, na grande cidade, sem serem sepultadas”. Outra prova que não deixa dúvidas é a minha pessoa, como Ela me apareceu, como me orientou sobre o momento difícil que a Igreja atravessava naqueles três dias, sobre o seu sepultamento e a maneira que Ela vem dirigindo a Igreja através do meu ministério. O aperfeiçoamento da Igreja, da doutrina, o crescimento que nós alcançamos tanto na parte material, na sua administração, na santificação e no preparo do seu povo.

Prezados irmãos, a nossa história, a história do Consolador e também do meu ministério é muito valiosa e importante para a Igreja, pois não deixa dúvidas, sobre a “Origem Divina de nossa Igreja”. É por isto que o Dia do Consolador nos trás muitas recordações e saudades, da personalidade da Santa Vó Rosa, do seu amor, do seu carinho e dos dias felizes que passamos ao seu lado. Portanto, com muita alegria vamos comemorar esta data, com ações de graças, gratidão e adoração aos Céus.

Mensagem para o Dia do Consolador do Irmão Aldo para a Igreja Apostólica em 19/10/2006
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


A SANTA VÓ ROSA FOI A HERDEIRA DE TODOS OS DONS, VIRTUDES E PODER DE JESUS NOSSO SENHOR PARA TRAZER A NOVA REVELAÇÃO

Entendam prezados irmãos, teria que haver uma Nova Revelação da parte de Deus o Pai e de seu Filho Jesus para esta humanidade. E isto foi revelado a São João no livro do Apocalipse, quando lhe foi mostrado, um Livro fechado, selado, e que precisaria ser aberto e não havia ninguém que tivesse qualidade para abri-lo, nem no Céu e nem na terra. Era exatamente o Livro da Doutrina que estava fechado para os homens.

Portanto, significava que a verdade do Evangelho de Jesus, suas orientações, seus ensinos e a maneira exata como os fiéis deveriam viver e proceder na terra de acordo com a vontade de seu Pai, haviam se afastado da sua Lei, de seus princípios e mandamentos. Surgiram na terra, muitas doutrinas, ensinos e costumes que Deus não aprova na vida do seu povo. Mas, a dureza do coração humano, acomodando-se a diversas situações, inclusive procurando interpretar certas afirmações de Jesus e dos Santos Apóstolos, de acordo com as suas conveniências e não de acordo com a verdade da doutrina, deu lugar para que aquele primeiro e perfeito amor que havia nos corações que creram em Jesus e no seu Evangelho, viesse a diminuir muito e a extinguir-se. E onde cessa o amor espiritual prolifera o pecado, isto é, brota e cresce o pecado nos corações.

Por conseguinte, o Livro exato da doutrina estava fechado, selado, e que precisaria ser aberto e diz São João: “... não havia quem o abrisse, e tivesse qualidades para abri-lo, nem no Céu e nem na terra. E vendo aquilo, diz o Apostolo, chorei muito”. Ele chorou muito, porque não via a possibilidade de abrir, esclarecer, de apresentar a Nova Revelação, uma vez que não havia pessoa capaz, de esclarecer a verdade do Reino do Céu de acordo com os ensinos de Jesus.

Entretanto, foi-lhe mostrado a pessoa de Jesus, o único que poderia abrir aquele Livro. Esta afirmação de São João prova perfeitamente a necessidade de uma Nova Revelação, e que esta revelação se daria, através de Jesus, o único suficiente para abrir o Livro e que, aberto o Livro, Ele entregaria à alguém. Portanto, esta pessoa seria o Consolador Prometido.

Por conseguinte o poder do Espírito do Pai que esteve sobre Jesus quando ele cumpriu seu ministério na terra, se constituiu numa herança d’Ele. Porque o Pai lhe deu. E Jesus afirmou: “Tudo que é do Pai é meu; e tudo o que é meu será desse Consolador”. A Santa Vó Rosa foi achada fiel e a palavra de Jesus para Ela foi esta: “Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei, entra no gozo do teu Senhor”. – Isto aconteceu com Ela e na vida d’Ela e cumpre-se atualmente na minha vida e na vida de todos que seguirem o nosso exemplo de humildade e submissão a vontade de Deus, de Jesus e da Santa Vó Rosa.

Esta revelação trouxe a vida à nossa alma e teve poder e virtude para formar na terra a nova Igreja, o novo Tabernáculo, a nova Jerusalém, que não se trata de uma cidade terrena, mas da cidade do povo de Deus, formada para servir e engrandecer o Reino dos Céus nesta terra. Esta Igreja deve muito a Jesus, mas deve muito mais ao Consolador, pois sem o outro Consolador, não poderíamos ter a Nova Revelação e o Evangelho de Jesus continuaria encerrado e morto em milhões de corações, porque faltava a interpretação do Espírito do seu Pai aqui na terra. De maneira que tudo devemos a Santa Vó Rosa.

Entretanto, além da revelação da doutrina de Jesus, como deveria ser ensinada e pregada, Ela também deu a regra do bom viver, da moral, do respeito e da honra. Foi muito exigente em relação ao proceder do nosso povo na Igreja, no lar e na vida particular de cada um. Evitou o exagero e o fanatismo dos pregadores que havia naquela época, combateu a imoralidade e a indecência. Quanto ao trajo do nosso povo deu uma disciplina justa e moralizadora que se usava na década de 1930 até 1950 mais ou menos.

Ela nunca exagerou ao aplicar estas regras morais e a disciplina do bom proceder e da maneira de se apresentar. Pois Ela sabia, quem pusesse em prática na sua vida e no seu lar estas regras, seriam bem sucedidos no seu viver e no seu lar.

Foi na década de 1960, que o mundo descambou para a imoralidade e costumes que trouxeram grande prejuízo moral e que atingiu principalmente a família. Foi neste período que surgiu a mini-saia, os cabelos longos e roupas extravagantes para os homens e que a maioria dos povos aceitaram, mas a nossa Igreja foi a única que não se dobrou diante destas modas e da mini-saia até hoje.

Entretanto, meses antes que surgisse a mini-saia, Jesus avisou a Santa Vó Rosa e mandou que o Bispo avisasse numa Santa Comunhão o seguinte: “de hoje em diante, as meninas até os nove anos, deverão usar os vestidos cobrindo os joelhos e as mulheres seus vestidos e saias deverão ter o comprimento, passando dois dedos do meio da barriga das pernas”. E em meses depois foi lançada no mundo a mini-saia. Foi uma época desastrosa para o mundo, que levou milhões de almas a se afastarem de Deus e de Jesus, e que cooperou para a queda da fé, do respeito, do amor ao bem e a justiça.

Mas o pulso firme e forte da Santa Vó Rosa, sua autoridade e poder, impediram que nossa Igreja fosse vencida pelo pecado. Para as visitantes, tempos depois, devido o abuso de mulheres que vinham na Igreja, pelas primeiras vezes, Ela deu a ordem que quem viesse pela primeira vez, cobrissem os joelhos. Porém, como começou haver problemas em relação aos visitantes, que não estavam querendo obedecer, e a infiltração de pessoas que queriam criar problemas nas reuniões, por ordem de Jesus Ela deu nova ordem em relação aos visitantes: só poderia entrar e participar das reuniões os que viessem em ordem de acordo com a nossa disciplina.

Esta ordem era também para os homens. Foi à última medida da Santa Vó Rosa. Entretanto, foi dada no domingo dia 25 de outubro de 1970 e na segunda-feira dia 26, Ela deu-se em sacrifício para salvar a Igreja da corrupção e do grande perigo de idéias erradas e más que dominavam alguns corações e que poderiam levar a Igreja ao esfacelamento e divisão.

Medite prezados irmãos, em tudo que lhes mostrei, sobre o ministério da Santa Vó Rosa, suas realizações, suas medidas, sua vida exemplar, corajosa e imparcial. Amou a Jesus e a sua Igreja, até o fim de sua jornada na terra, deu-se em sacrifício vivo, e corajosamente, naquele dia 26 de outubro de 1970, ao sair de sua casa, sabendo o que se daria em relação a sua existência na terra, não sabia a hora e nem momento em que se daria o desenlace, pois Jesus não lhe revelou. Confiou n’Ele de todo coração e marchou triunfante para a sua grande e última vitória naquele corpo, para em Espírito exercer a mais gloriosa missão que Deus o Pai e Jesus lhes haviam confiado, ser o Espírito Consolador.

Irmãos e Irmãs apostólicos saibam dar valor a tudo o que a Santa Vó Rosa fez em favor desta Igreja, de cada apostólico, dos seus filhos e de suas famílias. Vivam e obedeçam as suas ordens, sua disciplina, a minha orientação, meus conselhos e minhas ordens, pois tudo isto faz parte da Nova Revelação, prometida por Jesus para o seu povo, a fim de que vivam a verdadeira doutrina e toda a vontade soberana de Deus Nosso Pai, para serem felizes e abençoados.

Irmão Aldo, Primaz da Igreja Apostólica.

...........................................................................

Pentecostal
Pentecostais e carismáticos são caracterizados pela sua prática de falar em outras línguas e pela operação dos dons do Espírito. Um crente pentecostal em uma experiência de êxtase religiosoa pode vocalizar fluentemente expressões ininteligíveis (glossolalia) ou articular uma linguagem alegadamente natural até então desconhecida para o falante (xenoglossia).
O Movimento Carismático está relacionado com o pentecostalismo, na medida em que partilha o compromisso com o uso dos dons espirituais. No entanto, dentro do Movimento Carismático este compromisso é embutido dentro de toda a variedade de denominações históricas, e assim em cada contexto, a teologia, a cultura e a aceitação pode variar enormemente. O termo "pentecostal" refere-se a esse conjunto de valores que surgiu a partir do 1906 no avivamento da Rua Azusa, enquanto que o Movimento Carismático remete à uma época diferente, contexto e conteúdo teológico. O termo "neopentecostal" é por vezes utilizado para descrever carismáticos não pentecostais, que são também parte do Movimento Carismático, ou neocarismático.
Neocarismáticos
Uma característica importante do Movimento Carismático foi a complacência do crente, depois de descobrir a importância dos dons espirituais, à permanecer dentro de sua denominação original. A partir da década de 1950 muitos cristãos carismáticos passaram a formar igrejas e denominações distintas, para a qual o termo apropriado é neocarismático. Exemplos disto incluem o Movimento Vineyard nos E.U.A (e outros), a Convenção Batista Nacional e o British New Church Movement.
Números
Em 2006, o Movimento Carismático tinha 192 milhões, neocarismaticos 318 milhões e pentecostais clássicos 78 milhões.[4]
Isto significa que carismáticos são o segundo maior ramo do Cristianismo após a Igreja Católica Romana (embora os católicos carismáticos não se vejam como uma parte separada da entidade eclesial católica). Os carismáticos estão crescendo a uma taxa de 9 milhões por ano, fazendo um total de aderentes ao redor de 618 milhões até 2009.[5]
Crenças compartilhadas
Pentecostais, o Movimento Carismático e os Neocarismáticos dividem uma grande história. Entre elas estão uma crença comum na forma como Deus trabalha em avivamento, e o poder e a presença de Deus demonstrada na vida diária do cristão. Muitos carismáticos e pentecostais têm um património comum na tradição de santidade-wesleyana. No entanto, os wesleyanos tradicionais não acreditam que o falar em línguas seja uma prova da segunda bênção da santificação.
Diferenças
Muitas igrejas influenciadas pelo Movimento Carismático deliberadamente se distanciaram do pentecostalismo, no entanto, por razões culturais e teológicas. O primeiro lugar entre as razões teológicas é a tendência de muitos pentecostais de insistir em que o falar em línguas é a evidência física inicial após o Batismo no Espírito Santo.[6] Os pentecostais também se distinguem do Movimento Carismático com base no estilo.[7] Além disso, muitos no movimento carismático empregam estilos contemporâneos de culto e de métodos de evangelismo que diferem das práticas pentecostais tradicionais.
Denominações em que o Movimento Carismático é ativo
Comunhão Anglicana (episcopais)
Dennis Bennett, um Episcopal norte-americano, é freqüentemente citado como influência seminal do Movimento Carismático.[8] Bennett foi o reitor em São Marcos Episcopal Igreja em Van Nuys, Califórnia, quando ele anunciou à congregação, em 1960, que tinha recebido a efusão do Espírito Santo. Logo após isso, ele estava ministrando em Vancouver onde funcionou muitos workshops e seminários sobre a obra do Espírito Santo.[9] Isso influenciou dezenas de milhares de anglicanos no mundo, e também iniciou um movimento de renovação dentro da Igreja Católica Romana e Ortodoxa.
No Reino Unido, Colin Urquhart, Michael Harper, David Watson e outros estavam na vanguarda da evolução semelhante.
A conferência Massey na Nova Zelândia, 1964 teve a participação de vários países incluindo anglicanos, o reverendo Ray Muller, que passou a convidar Dennis Bennett a Nova Zelândia em 1966, e desempenhou um papel de liderança no desenvolvimento e promoção da Vida no Espírito seminários.
Luteranos
Larry Christenson, teólogo luterano carismático baseada em San Pedro, Califórnia, fez muito, nas décadas de 1960 e 1970, a interpretar o Movimento Carismático para os luteranos. Uma grande conferência anual realizada em Minneapolis durante aqueles anos. Congregações Carismática Luterana em Minnesota tornou-se especialmente grande e influente, especialmente Hosana! em Lakeville, e North Heights em St. Paul. A próxima geração de luteranos carismáticos de todo o cluster Aliança das Igrejas Renovadas. Não existe atualmente considerável atividade entre os jovens líderes carismáticos luteranos na Califórnia, centrado em torno de um encontro anual na Igreja ROBINWOOD em Huntington Beach. A maioria das congregações luteranas no mundo em desenvolvimento seria considerado "carismático", em sua piedade.
Ortodoxa Oriental
O Movimento Carismático na Igreja Ortodoxa Oriental nunca exerceu a influência que é vista em outras igrejas centrais. Sacerdotes individuais como Fr. James Tavralides, Fr. Constantine Monios e Fr. David Buss, Fr. Athanasius Emmert da Arquediocese Antioquana Ortodoxa Cristã, Fr. Eusebius Stephanou da Arquediocese Grega Ortodoxa da América do Norte, fundador da Irmandade de São Simeão o Novo Teólogo e editor do "The Logos", e Fr. Boris Zabrodsky da Igreja Ortodoxa Ucrâniana na América, fundador do Comitê de Serviço para Renovação Espiritual Ortodoxa (SCOSR) a qual publica o boletim "Theosis", foram alguns dos mais proeminentes líderes da renovação carismática na ortodoxia.
O Movimento Carismático Católico não tardou a chegar no Brasil após a experiência carismática que alguns católicos, membros da Universidade de Duquesne, viveram no outono de 1966 em Pittsburgh nos EUA. No inicio da década de 70, alguns padres jesuítas começaram a aplicar encontros conhecidos como "Experiência do Espírito Santo", depois "Experiência de Oração", em diversas cidades do Brasil, a primeira delas foi Campinas em São Paulo. Entre os sacerdotes pioneiros da RCC no Brasil então Pe. Haroldo Joseph Rahm, Eduardo Dougherty (fundador da Associação do Senhor Jesus) e Pe Sales, também jesuíta.
Em pouco tempo a experiência do batismo no Espírito ganhou força no Brasil com a vinda de outros missionários dos EUA e com a adesão de leigos e padres brasileiros, entre eles monsenhor Jonas Abib (fundador da Comunidade Canção Nova, anos mais tarde), que conheceu o movimento por meio do Pe. Haroldo.
Em 1973 Pe. Eduardo Dougherty organiza o primeiro congresso nacional, juntamente com Pe. Haroldo Rahm e Irmã Juliette Schuckenbrock. Em 1974 realizou-se o segundo congresso nacional, sob a coordenação do Padre Silvestre Scandian. Desde então, retiros e encontros aconteciam em todo os estados levando a experiência de pentecostes a mais pessoas, surgindo dessa forma as primeiras instancias de coordenação no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Mato Grosso entre outros estados.
Um marco no inicio do Renovamento Carismático no Brasil foi a publicação do livro "Sereis Batizados no Espírito", em 1972, do Padre Haroldo Rahm, uma vez que pouco se conhecia sobre esse "pentecostalismo católico", o livro colaborou com a expansão e formação de novos líderes.
Na década de 80, Pe. Eduardo Dougherty funda a Associação do Senhor Jesus (ASJ) e o movimento carismático começa a chamar a atenção da mídia brasileira com o surgimento das Comunidades de Vida, rádios, TVs e revistas. Muitos, dos grande expoentes da RCC, surgem também nessa época: Zé Pretinho, Irmã Floriza e Tia Laura de Piquete (São Paulo), arrebanhando mais aptos.
Em 1990, podemos dizer que aconteceu o "boom" da RCC, no Brasil, devido ao surgimento dos padres cantores, por exemplo: Padre Marcelo Rossi, Padre Zéca, Padre Zezinho; bem como o fortalecimento do movimento nos meios de comunicação impresso, fonográfico e televisivo: TV Século XXI, TV e Rádio Canção Nova, Revista Brasil Cristão, Revista Jesus Vive.
Hoje, o movimento carismático está difundido em todo o país, por meio dos Grupos de Oração e expressões carismáticas. Estima-se que existam cerca de 60.000 Grupos de Oração, com a participação de aproximadamente 8.000.000 pessoas, porém é complexo calcular o número de pessoas que já receberam a experiência da efusão no Espírito em algum retiro, cenáculo ou qualquer outro encontro do Renovamento Carismático.