quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Aprendendo com Gideão!

Texto Jz 6. 11-16
“Então o anjo do SENHOR veio, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas” (Jz 6.11). Deus valoriza o esforço do Homem, pois agradou-se da atitude de Gideão em malhar trigo no lagar, uma vez que na época da colheita os inimigos de seu Povo os atacavam levando toda a colheita do ano deixando Israel sem mantimento. Moer trigo no lagar foi a estratégia que Gideão usou para preservar a sua família e todo Israel da fome. O Senhor considera muito o nosso esforço de fugir do pecado, o nosso esforço para vivermos uma vida de santidade diante dEle e o servimos na sua obra. Aprendemos ainda, que mesmo nos momentos de crises, precisamos continuar confiando e crendo que o Senhor sempre está conosco.
“Então o anjo do SENHOR lhe apareceu, e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valoroso” (Jz 6:12) por esse versículo compreendemos que Deus não nos vê como nos vemos. Gideão se considerava fraco e covarde mas Deus o chama de “ Homem Valoroso” . Você pode considerar-se fraco, mas o Senhor te vê como vencedor, ou talvez você se sinta sem valor, mas Ele o vê como a menina dos seus olhos.
Quando Gideão disse “Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai (Jz 6.15), estava considerando-se incapaz de liderar o seu povo na luta contra os seus inimigos, mas o Senhor já o via como um grande herói. Se você sentir incapaz de realizar algo para Deus, saiba que Deus não importa com a nossa classe social ou mesmo a nossa formação acadêmica o que Ele valoriza é a intenção do nosso coração, a capacitação é dEle , pois trabalha nas limitações humanas.
“Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como se fossem um só homem” (Jz 6.16) essa promessa feita a Gideão é também para nós a Igreja de Jesus Cristo, Ele prometeu estar conosco em todas as batalhas sejam elas no campo espiritual ou material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário