sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Características de uma Igreja vitoriosa - Parte B - Antioquia


Antioquia, era a capital da Síria, a terceira maior do império romano, atrás, apenas, de Roma e de Alexandria. Sua população chegava a aproximadamente quinhentos mil habitantes, devido a sua situação geográfica se tornou um importante centro comercial e cultural no primeiro século depois de Cristo. Era também conhecida pela prática paganismo aliado a imoralidade, típica do império romano.
Foi nessa cidade que os novos convertidos a Cristo, que estavam fugindo da perseguição imposta pelos judeus em Jerusalém, iniciada logo após a morte de Estevão (At  7) (At  11. 19-26). Foi também nela que os discípulos de Jesus primeiramente foram chamados de cristãos (At. 11.26).
 
Para pastoreá-la foi designado pelos líderes da Igreja de Jerusalém, um discípulo chamado  Barnabé, que levou consigo a Saulo da cidade de Tarso, para ser seu auxiliar naquela localidade.
Antioquia  era uma igreja que sabia conciliar a espiritualidade, ensino e serviço cristão. Os dons ministeriais e espirituais eram manifestos.

1 - Antioquia foi uma irgeja que evangelisou a cidade, antes mesmo de sair ao campo missionário.

E havia entre eles alguns homens chíprios e cirenenses, os quais entrando em Antioquia falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus.
E a mão do Senhor era com eles; e grande número creu e se converteu ao Senhor.
Atos 11:20-21

A igreja de Antioquia foi fundada por leigos, novos convertidos, expulsos de Jerusalém, ela iniciou um trabalho de evangelismo que fez com que ela ficasse conhecida por todas as cidades a sua volta, inclusive pelos líderes da Igreja  que estava em Jerusalém.
A Igreja quando se dispõe fazer missões deve iniciar fazendo as missões urbanas, isso é: evangelisando a sua cidade, e quem deve iniciar isso, são os seus membros. Ela deve deve  elaborar projetos que alcançe  toda a população, deve criar mecanismo para atingir todas as classes sociais, culturais e etárias.
Os projetos desenvolvidos pela igreja local, não precisam ser grandiosos, ou mesmo onerosos, precisam sim, ser eficiente em seus objetivos e deve contar com o comprometimento de seus membros. Todos devem estar consciente do ide de Cristo (Mt 28.19) e da responsabilidade  que  lhe é imposta. “Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!” (1 Co 9:16).

O que muitas vezes tem dificultado o trabalho de missões urbanas é o fato dos membros da igreja local, acharem que não são capacitados para o trabalho, esquecem-se eles que, “a mão do Senhor é com aquele que se dispõem”. Assim como foi com os crentes de Antioquia,  o Senhor tem prometido estar conosco em todos os momentos até a consumação dos séculos, além do que podemos contar com a ajuda do Espirito Santo, que vai convencer o Homem do seu pecado da  Justiça e do juizo, e isso faz toda diferença

2 - Antioquia era uma igreja que valorizava o ensino da palavra de Deus

“E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.” Atos 11:26

Com a chegada de Barnabé e Paulo em Antioquia, a igreja iniciou uma nova fase, ensinar os novos crentes, gera-los em Cristo, torna-los semelhantes a Cristo, A igreja não só tem a responsabilidade de anunciar o evangelho, tem  também o de discipular aqueles que responderem ao convite da salvação, até que estes possam evangelizar novas pessoas e sentirem o prazer de ver Cristo gerado na vida daquele que se anunciou o evangelho.

O Ensino na igreja é importante além dos fatos aqui já mensionados, para fazer com que a igreja seja sadia espiritualmente, que seus membros sejam crentes arraigados no evangelho genuino. Uma igreja ensinada,  não  se desvia dos ensinos dos Apostolos, não pratica heresias, nem adimite em seu meio a  prática do pecado, antes o repudia veementemente.

3- Antioquia era uma igreja que orava, jejuava,  prepara e enviava missionários para obra.

E na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé e Simeão chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo.
E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram.
Atos 13:1-3

Ao ler o capítulo 13 dos Atos dos Apóstolos, percebemos que o Espírito Santo tinha total primazia entre os membros da comunidade de Antioquia, isso pelo fato da igreja ser de oração e de jejum; aliás, tanto um como o outro nos aproxima mais de Deus.
Os dons espirituais também eram evidenciados nessa igreja, principalmente o de profecia e palavra da ciência.

Oraram e jejuaram, e o Espirito Santo mandou separar Barnabé e a Saulo para a obra missionária, ao impor-lhes a mão a igreja se comprometeu-se em ajudá-los na obra missionária. Há igrejas que enviam seus missionários para o campo e os deixam abandonados. É preciso que a igreja cuide deles não só através da contribuição financeira, mas orando e jejuando por eles. Muitos missionários não são bem sucedidos, porque suas igrejas tem deixado de interceder por eles e pela sua família.
Aqueles que estão no campo missionário precisam de nossas orações, contribuições e afeto. O Apostolo Paulo pede aos irmãos de Eféso:  “ E por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho” Ef 6:19 
É preciso orar e jejuar mais, pois se assim fizermos o Espirito Santo terá maior liberdade em nosso meio  e haverá maior manifestações dos dons espirituais, Cristo dará mais dons a igreja.
Necessário se faz nos comprometer  também, em ajudarmos aqueles que estão nos campos missionários precisamos entrar na brecha e sermos seus intercessores, seus ajudadores e seus amigos leais.

Conclusão

A igreja que não faz missões, ainda não se tornou adulta espiritualmente, é uma igreja carente do amor de Deus, pois se ela tem amor ela é missionária.

Hoje necessitamos urgente voltarmos aos princípios apostólicos, e dar mais lugar para o Espírito Santo atuar no meio da igreja através da manifestação dons  espirituais. Precisamos sentir prazer em ver Cristo sendo gerado nas vidas dos novos crentes, ao ponto deles refletirem o carater de Cristo.
O mundo precisa de mais missionários, cabe a igreja enviá-los para as missões transculturais, sem se esquecer esquecer das missões urbanas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário